SECRETARIAS: 1. Secretária (Profissional), 2. Secretaria (Órgão Administrativo), 3. Secretária Eletrônica, 4. **Secretariado, 5. Atendimento ao Cliente, 6. Gestão de Documentos, 7. Coordenação de Agendas, 8. Apoio Administrativo, 9. Secretaria (Órgão Administrativo) 10. Secretariado Executivo e 11. Secretariado Escolar livre, confessional / regular ou acadêmica.
INSTITUTOS: A entidade adotará diversos tipos de Institutos e Suas Funções: 1. Educação, 2. Técnicos e Profissionais, 2. Pesquisa, 3. Culturais, 4. área de cursos profissionalizante, . Saúde e 5. Tecnologia: bem como sua organização, financiamento podendo ser financiados por governos, organizações privadas, doações, parcerias com empresas e outras fontes privados podem depender de taxas, doações e patrocinadores..
SERVIÇOS: Realizar atividade de serviços ou conjunto de atividades realizadas pela entidade em diferentes Tipos: 1. cooperação com serviços Públicos, 2. Privados, 3. Profissionais, 4. Utilidade Pública, 5. Tecnologia da Informação (TI), 6. Atendimento ao Cliente, 7. Transporte e Logística, 8. Lazer e Entretenimento, 9. comunitário e 10. coletivos.
SISTEMAS: O termo "sistemas" pode ser entendido de várias maneiras, dependendo do contexto em que é utilizado. Em geral, um sistema é um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalham juntos para atingir um objetivo específico. Aqui estão algumas das principais áreas onde o conceito de sistemas é aplicado:
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação (SI) são combinações de hardware, software, dados, pessoas e processos que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para apoiar a tomada de decisão e o controle em uma organização.
1. Componentes de um SI: Hardware, Software, Dados, Pessoas e Processos; 2. Tipos de SI; Sistemas de Processamento de Transações (TPS) e Registram e processam transações diárias; Sistemas de Informação Gerencial (MIS): Fornecem informações para a gestão e operações da empresa; Sistemas de Suporte à Decisão (DSS); Sistemas de Informação Executiva (EIS): Oferecem informações essenciais para os executivos tomarem decisões estratégicas.
Sistemas de Controle
Os sistemas de controle são utilizados para gerenciar e regular o comportamento de outros sistemas. Eles são amplamente utilizados na engenharia, automação e processos industriais.
1. Componentes de um Sistema de Controle: Sensor, Controlador, Atuador, Feedback e Informação retornada ao sistema para ajustar e melhorar o desempenho; a. Tipos de Sistemas de Controle; b. Sistemas de Controle de Malha Fechada (Feedback) e Utilizam feedback para ajustar continuamente o sistema; 2. Sistemas de Controle de Malha Aberta:** Não utilizam feedback e operam com base em entradas predefinidas; 3. Sistemas Biológicos: referem-se aos complexos de estruturas e processos biológicos que mantêm a vida em organismos vivos. Sistema Nervoso, Sistema Circulatório; 4. Sistemas Sociais: Indivíduos, Grupos, Instituições, Organizações e estruturas,
Sistemas Educacionais: Estruturas e processos que promovem a educação e o aprendizado.
- Sistemas Políticos: Estruturas de governança e poder dentro de uma sociedade.
Sistemas Ecológicos
Os sistemas ecológicos são redes de organismos vivos e seus ambientes interagindo como uma unidade.
1. Componentes de Sistemas Ecológicos:
- Organismos: Plantas, animais, microrganismos.
- Ambiente: Fatores abióticos como água, ar, solo e clima.
- Interações: Relações entre organismos e entre organismos e seu ambiente.
2. Exemplos de Sistemas Ecológicos:
- Florestas: Sistemas complexos de árvores, plantas, animais e microrganismos.
- Oceanos: Grandes corpos de água salgada que suportam uma vasta diversidade de vida marinha.
Sistemas Econômicos
Os sistemas econômicos referem-se às estruturas e processos através dos quais uma sociedade decide sobre a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
1. Componentes de Sistemas Econômicos:
- Produtores: Empresas e indivíduos que produzem bens e serviços.
- Consumidores: Pessoas e organizações que compram e utilizam bens e serviços.
- Mercados: Locais ou plataformas onde ocorrem trocas econômicas.
2. Tipos de Sistemas Econômicos:
- Capitalismo: Sistema baseado na propriedade privada e na livre concorrência.
- Socialismo: Sistema onde os meios de produção são propriedade coletiva ou estatal.
- Economia Mista: Combinação de elementos de capitalismo e socialismo.
Importância dos Sistemas
Os sistemas são fundamentais para a organização e funcionamento de diversos aspectos da vida humana e do ambiente natural. Eles permitem a coordenação de atividades complexas, a resolução de problemas, a melhoria da eficiência e a promoção do desenvolvimento sustentável. A compreensão e a gestão eficaz dos sistemas são essenciais para o progresso tecnológico, econômico e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário